reforma e construçao

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Tabeira ou gabarito - continuação

Marcação feita com fio de nylon ou arame presos a pregos que estão no gabarito, nos limites da construção antes do início das obras.
O encontro de dois fios demarca o lugar dos pilares.
A materialização da demarcação exigirá um elemento auxiliar que poderá ser constituído por simples piquetes, por cavaletes ou pela tabeira (que também pode ser denominada tapume, tábua corrida ou gabarito).
O ponto que define o eixo central dos elementos deve ser destacado através de pintura, para que não se confunda com os laterais.

Observe-se que se a locação ocorrer pela face, sempre existirá o risco de haver confusão na obra, pois não se pode saber qual face foi locada inicialmente, de onde se iniciou as medidas, se a espessura do revestimento foi ou não considerada.
Assim, após ter sido demarcado o ponto central, deve-se locar os pontos laterais utilizando-se preferencialmente pregos menores.
De modo geral é preferível que se tenha a tabeira como apoio à demarcação do que o cavalete, pois este pode se deslocar com maior facilidade, devido a batidas de equipamentos ou mesmo esbarrões, levando à ocorrência de erros na demarcação.
Seja qual for o método de locação empregado, é de extrema importância que ao final de cada etapa de locação sejam devidamente conferidos os eixos demarcados, procurando evitar erros nesta fase.

A conferência pode ser feita com o auxílio dos equipamentos de topografia ou mesmo de maneira simples, através da verificação do esquadro das linhas que originaram cada ponto da locação. Para isto, pode-se utilizar o princípio do triângulo retângulo (3, 4, 5).

Triangulo para auxiliar nos angulos das linhas de marcao

Esta etapa é muito importante para garantir a posição correta das sapatas, por consequencia das colunas e paredes !
Portanto nesta etapa não há que ter pressa, muito pelo contrario tudo deve ser visto e revisto 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Construindo pré-fabricado



AS CASAS PRÉ-FABRICADAS

As casas pré-fabricadas podem ser feitas de madeira, tijolo ou concreto. Podem tambem serem construidas com a mistura destes tres materiais basicos.
Em geral as pessoas se entusiasmam pela rapidez deste tipo de construção, mas existem alguns riscos que devem ser bem calculados antes de se assinar o contrato:

1. Fazer uma pesquisa da construtora, junto aos Cartórios de prostesto, à Junta Comercial e PROCON.
2. Observar o tempo de existência da Empresa
3. Peça nome e telefone de clientes antigos e de clientes com obras em andamento. Converse com o proprietário e questione:
• Idoneidade da Empresa;
• Cumprimento do estipulado no memorial descritivo;
• Cumprimento do prazo de entrega;
• Conduta dos montadores;
• Supervisão técnica da obra;
• Qualidade dos produtos empregados;
• Se compraria outra casa da empresa.
4. Se possível visite alguma casa pronta e alguma casa em construção.

5. Verificar se a empresa fornece somente o kit, ou casa pronta.
6. Verificar se a construtora assume responsabilidade sobre os montadores e empreiteiros e se inclui isto no Contrato,
7. Conferir também a relação de materiais a ser fornecido para não haver surpresas posteriores.
8. Analisar a relação: preço / produto / tempo de vida.
• Verificar se o preço é dado por m² (metro quadrado) da área coberta ou área construída, pois esta diferença varia de 18% a 38% do preço.
9. Verifique as garantias fornecidas pela construtora ( 5 anos).
10. Procure os conselhos de um arquiteto ou engenheiro antes de fechar negocio. Nào tenha pressa !

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Alvenaria " Tijolos Cerâmicos "


Desde que o homem iniciou esta perturbante aventura que é a sua vida na Terra, o barro foi-lhe companheiro constante e dedicado; protegeu-o das intempéries, permitiu aos poderosos a ilusão de vencerem a sua fragilidade humana através de colossais edificações.
Quatro mil anos a.C., na Mesopotâmia, a escassez de pedra iria dar um grande impulso à construção de tijolos. Neste período os tijolos eram utilizados no estado seco. Os primeiros tijolos queimados datam de três mil anos a.C. e eram empregados para revestimentos externos e mais freqüentemente como muros de proteção. No entanto, a arte de queimar objetos, em particular utensílios domésticos, já era conhecida a muitos séculos antes.
Muitos exemplos de tijolos queimados, relativos ao período compreendido entre 1600 a 1100 a.C., foram encontrados em locais da antiga Babilônia, o povo babilônico destacou-se principalmente na arquitetura: os zigurates - grandes torres de sete andares, todos atingidos pelo sistema de rampas; templos e os observatórios astronômicos; grandes muralhas; palácios com jardins suspensos (uma das sete maravilhas do mundo antigo); portões da Babilônia. Destaque na arquitetura =TORRE DE BABELTambém na Mesopotâmia, os sumérios eram construtores, tinham cidades com ruas e esgotos. Como não tinham pedras para construção, utilizavam o tijolo, seco ao sol cozido ao forno. Os sumerianos vendiam produtos artesanais: objetos de cerâmica e de metais, tecidos de linho, tijolos, jóias e bebidas.
A arquitetura romana adquiriu um estilo próprio com a descoberta do cimento, no século II a.C., a construção com tijolos e ao aprimoramento do arco.
No Egito as construções de tijolos apareceram após aquelas da Mesopotâmia. Considera-se que a arte de fabricação de tijolos ramificou-se do Egito em direção ao Mediterrâneo, índia e China. Embora as pirâmides fossem construídas de pedras calcárias ou granitos, foram encontrados, entre as mais velhas pirâmides, muros internos (paredes) construídos de tijolos apenas secos revestidos externamente com pedras. Na Roma antiga os materiais de construção mais usados eram o "tufo" (pedra de origem vulcânica) como elemento de construção de paredes e muros e a pozolana como ligante (argamassa). Embora a arte de produção de argila queimada já fosse conhecida na Roma primitiva, após as civilizações assíria, babilônica e egípcia, os tijolos queimados só foram empregados para a construção de paredes e muros, em geral, durante o período imperial (31 a.C. a 476 d.C.).
Até o século XIX os sistemas de produção não se modificaram muito. A produção permaneceu manual, a secagem era realizada ao sol a queima em fornos trapezoidais. O sistema basicamente, e na Europa em particular, era aquele adotado pelos antigos romanos. Sucessivamente, com o desenvolvimento das primeiras máquinas motrizes à vapor, foi possível mecanizar as operações de extração de matérias-primas, preparação e conformação e conseqüentemente aumentar a capacidade de produção. O salto de qualidade e quantidade de produção industrial de tijolos, que não poderia ter acontecido sem as máquinas motrizes, foi ainda favorecido com a construção do primeiro forno de anel de Hoffman. A Itália foi a pioneira na aplicação e fabricação de tijolos da era moderna.
No Brasil, com o desenvolvimento da cultura cafeeira, o vilarejo pobre cedeu lugar à cidade rica. Nessa época, o comércio se solidificou, e a cidade rompeu os limites do núcleo histórico. Essa riqueza gerada pelo ouro verde atraiu imigrantes estrangeiros, que, junto com os cafeicultores, “adotaram o tijolo como símbolo de modernidade”. Mesmo sendo o tijolo um material conhecido anteriormente, a riqueza gerada pelo café popularizou seu uso. Antes de chegar à cidade, ele foi utilizado na construção de aquedutos, muros de arrimo e, principalmente, nos terreiros de secagem de café.
Aqui, a fabricação de tijolos e outros produtos afins ocorreu no início do presente século. Entretanto, foi somente na década de 30 que foram fabricados os primeiros tijolos furados através de processos mecanizados. Atualmente, a cerâmica de construção brasileira ocupa um lugar de destaque na economia do país.

Os tijolos são comercialisados basicamente em duas medidas:

20 x 20 x 10 e 30 x 20 x 10

Tijolo de xceramica
tijolo de barro
fonte:Ceramica Incargel

PAREDES

Para tijolos comuns (5 x 10 x 20 cm), correspondem as seguintes quantidades por m2: 42 unidades para espessura 5 cm, 76 unidades para espessura 10 cm e 148 unidades para espessura 20 cm.

Argamassa para fixar azulejos e cerâmicas: consumo de 1,5 a 2,5 kg/m3.



Massa para colocação de tijolo
1 + 4 + 4 = cimento - areia - saibro + água

ou

1 + 6 = cimento - areia lavada + água

Obs. É muito importante usar sempre água limpa e de boa qualidade.

sábado, 4 de agosto de 2012

Tipos de pisos



PISO DE CIMENTO

O piso mais simples que se pode fazer, é o piso de cimento sem revestimento.
É usado assim por ser o mais barato, mas tem dois graves defeitos , mancha muito e produz constantemente uma poeira muito fina .
Existem duas maneiras de contornar estes dois problemas:
1 - Pintar o chão com tinta para pisos de cimento: pronta para usar, boa resistência ao atrito, simples de lavar.
2 - Aplicar sobre o cimento um produto impermeabilizante, que fecha os poros, endurece o piso e dificulta manchar o chão..
Lajotas

PARA DEIXAR A LAJOTA SEMPRE BONITA, PRIMEIRO LIMPE BEM O PISO COM ÁGUA E SABÃO RETIRANDO QUALQUER MANCHA OU POEIRA.DEIXAR SECAR . PARA DAR BRILHO, APLIQUE SEMANALMENTE UMA CAMADA DE CERA LÍQUIDA INCOLOR OU NO TOM DA LAJOTA.
DEPOIS DE DUAS HORAS, LUSTRAR A SUPERFÍCIE COM UMA ENCERADEIRA.
 QUANDO A LAJOTA ESTIVER MUITO OPACA, É POSSÍVEL AINDA USAR ÓLEO AUTOMOTIVO QUEIMADO.
ESPALHAR COM UMA ESTOPA, INCLUSIVE NAS JUNTAS, RETIRANDO A POROSIDADE DO PISO.
DEIXAR SECAR POR UM DIA E REFAZER O TRATAMENTO.
NÃO ESQUEÇA QUE ESTE ÓLEO TEM "CHEIRO" E É "TÓXICO". MANTENHA CRIANÇAS E ANIMAIS LONGE DO LOCAL DE TRABALHO.


ARDOSIA

Não é indicada para o passeio, pois, alêm de lisa, esquenta bastante; pode ser usada para fazer detalhes, desde que seja colocada com grande espaço de rejunte.
Manutenção:
limpeza constante, mancha com facilidade; para selar os poros, o ideal é colocar uma camada de resina, mas isso deixa a pedra ainda mais lisa.
Para recuperar ou proteger dando um brilho discreto ao chão de ardósia com óleo queimado (oleo de automóvel, usado). 
 1 - aplique uma solução de ácido muriático e água, na proporção de 1 para 10 (se for para remover a sujeira logo após a colocação ou ara fazer uma limpeza profunda).
Se necessário use uma espátula.
2 - aplique uma de mão de óleo queimado, espalhando de maneira igual, com um pano, escova, etc. (pode ser repetido sempre que você achar necessário).
A pedra irá absorver o óleo que necessita, o excedente pode ser retirado com um pano (se for pouca quantidade) ou serragem jogada no chão e varrida .
3 - Por ultimo aplique cera incolor e seu chão de ardósia estará protegido contra manchas, com brilho e uma excelente aparência.
 Não vamos esquecer que também existe uma resina apropriada para ardósia (qualquer loja de material de construção) que protege e dá um brilho mais forte.

PISO CERÂMICO

O piso cerâmico em suas várias qualidades tem uma enorme diversificação de desenhos, formas e cores.
É um dos mais usados na moderna construção civil, por ser bonito, durável e fácil de limpar, usado em exteriores e interiores.
Há muita variedade, inclusive com peças especiais para calçada, que são antiderrapantes e com PEI (resistência a abrasão) maior que três.
Manutenção: simples, feita com água e sabão.