reforma e construçao

sábado, 29 de setembro de 2012

As paredes, suas funções e utilidade !

PAREDES

Paredes fazem parte da estrutura de uma casa, sem no entanto serem elemento de sustentação de uma habitação.
Elas são feitas de blocos colocados uns sobre os outros unidos por uma argamassa de cimento, saibro e areia.
Estes blocos em geral são feitos de barro cozido, (existem também em cimento e areia, mais resistentes e duradouros) em tamanhos 20x20 ou 30x20. Chamados de tijolos podem ser ocos ou maciços.

Utilidade

Além de dividir os cômodos de uma casa e nos proteger de acontecimentos externos as paredes são usadas para outras finalidades...passar canos de água, gás, eletricidade, telefone,cabos de antenas, fios de campainhas, seguram as caixas que suportam as janelas e portas, prateleiras, quadros etc... e ainda suportam parte do peso da construção.

Tipos e funções

Os blocos cerâmicos, ou tijolos, como são popularmente conhecidos, são um dos componentes básicos de qualquer construção de alvenaria, seja ela de vedação ou estrutural..
Os tijolos são produzidos a partir da argila, geralmente sob a forma de paralelepípedo, possuem coloração avermelhada e apresentam canais/furos ao longo de seu comprimento.
Os blocos de vedação são aqueles destinados à execução de paredes que suportarão o peso próprio e pequenas cargas de ocupação (armários, pias, lavatórios) e geralmente são utilizados com os furos na posição horizontal.
Os blocos estruturais ou portantes, além de exercerem a função da vedação, também são destinados à execução de paredes que constituirão a estrutura resistente da edificação, podendo substituir pilares e vigas de concreto. Esses blocos são utilizados com os furos sempre na vertical.
Os blocos cerâmicos acima devem ser usados somente como de vedação.
A espessura das paredes dos blocos cerâmicos está diretamente relacionada com a sua resistência mecânica à compressão. Quanto menor a espessura, menor será a resistência e, consequentemente, haverá o comprometimento estrutural da construção.
Obs. Recomenda-se frisar a junta de assentamento de alvenaria aparente, para reduzir os problemas de infiltração, evitando o acúmulo de água e as indesejáveis manchas na parede.

REVESTIMENTO

Na construção civil, o revestimento é a camada externa que cobre a alvenaria para dar-lhe acabamento e aspecto visual agradável.
Depois do tijolo montado ou seja a parede feita na sua estrutura, vem o que chamamos de cobertura ou REVESTIMENTO. Os tipos de revestimentos variam de acordo com o material que utilizam. Normalmente são compostos por argamassa de cimento ou gesso.

Definição

Ato ou efeito de revestir, de recobrir com material de melhor acabamento as superfícies nuas de paredes e pisos.
Diz-se se revestimento de ladrilhos, de azulejos, de tabua”, etc.
Serviço de alvenaria que proteje e consolida os taludes de terra. Muro de arrimo arrimo.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

As paredes, reforma !

Que parede derrubar... ?

Em Casas:
Na maioria dos casos, as paredes internas têm papel estrutural; o peso da cobertura também se distribui por elas. Isso é mais frequente em construções antigas; as mais recentes já são feitas com estrutura de concreto e por isso as paredes, que servem para separar ambientes, podem ser derrubadas com mais facilidades.

As paredes de separação podem ser eliminadas ou abertas desde que antes seja feito um cá para redistribuir o peso que suportam e um projeto para substituí-las por outra estrutura, como um pilar ou uma viga, e saber se as outras paredes têm condições de suportar a nova carga.

Além da atenção às cargas, antes de mexer nas paredes é preciso identificar (no projeto ou com uma prospecção) onde estão as prumadas (colunas por onde passam tubulações de abastecimento geral), que podem ser desviadas, se for o caso.



Em Apartamentos:

Geralmente as paredes internas apenas separam ambientes e, como não têm função estrutural, podem ser derrubadas com mais facilidade do que em casas ou substituídas por estruturas leves, como paredes de gesso acartonado (dry wall).
A maior preocupação antes de iniciar as obras é identificar as paredes onde estão as prumadas e os pilares (colunas,etc), que não podem ser desviados. Nesse caso, a parede só poderá ser aberta, e não derrubada.




Dicas:

Nos dois casos, as paredes da cozinha e do banheiro merecem atenção especial, porque nessas regiões passam as tubulações para distribuição de água e coleta da água da chuva.
Antes de mexer em qualquer cômodo, deve-se ter certeza de que dutos de abastecimento de água, energia, gás e cabos de televisão ou de telefone não serão atingidos. Para isso, consulte o projeto do imóvel, profissionais especializados, sídicos e ex-moradores, por exemplo.
Ao decidir abrir ou derrubar uma parede, além do aspecto estrutural é preciso levar em conta os efeitos que a obra terá no conforto térmico e acústico da casa (como aquecimento ou esfriamento de ambientes incidência de sol e de vento, ocorrência de eco,...)
Segundo engenheiros, hoje há tecnologias que permitem até eliminar pilares e redirecionar as prumadas, mas o custo dessa operação ainda é muito alto.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Construindo a sua casa...



A PROPRIEDADE

A primeira coisa a fazer é demarcar o lote de acordo com o que esta na escritura ou conferir se a demarcacão existente esta correta.
Tenha a absoluta certeza que o tamanho de seu terreno, confere com a escritura e não esta em conflito com vizinhos.

TERRENO

ANALISE BEM ANTES DE COMPRAR OU CONSTRUIR, OS SEGUITNTES ITENS:

Se tem risco de desabamento da casa (desniveis no terreno, diferencas de solo etc.)

Se o solo do terreno é fraco (brejo, encosta, pantano etc)

Se tem risco de enchente (nivel em que esta o terreno em relacão aos vizinhos e a rua, riachos e encostas etc.)



CONFIABILIDADE DO TERRENO.







PREPARAÇÃO DO TERRENO.


O terreno terá que ser totalmente limpo antes do início da obra que compreenderá os serviços de capina e escavação,tomando os devidos cuidados de forma a evitar danos a terceiros.

Deverá ser solicitada a instalação provisória de luz e água .

Dica

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Planta da casa

Risque num papel como você imagina a sua futura casa. Assim, você pode decidir quantos cômodos vai construir e o tamanho deles.
Você pode começar pelas partes mais necessárias, como quarto, cozinha e banheiro (embrião) e aumentar o número de quartos quando a família crescer (ampliação).


Exemplo de planta de uma casa com embrião de 20 m2 e ampliação de 19 m2
Área total = 39 m2

APROVAÇÃO DO PROJETO

Verifique na Prefeitura (ou no CREA) quais são as exigências para aprovar a planta de sua casa e autorizar a sua construção (afastamentos do limite do terreno, o tamanho máximo permitido, técnico responsável etc.).
Várias Prefeituras têm plantas prontas para casas com diferentes tamanhos, que já saem aprovadas e com licença para iniciar a obra.

EXEMPLO DE CASA NO MEIO DO TERRENO


EXEMPLO DE CASA ENCOSTADA NA DIVISA

Escolha a planta e mãos a Obra.

domingo, 9 de setembro de 2012

Locação - Tabeira ou Gabarito



LOCAÇÃO DE OBRA

Prédio, isto é, transfere-se para o terreno o que foi projetado
O primeiro passo é passar o edifício que "está no papel" para o terreno.
A esta atividade dá-se o nome de Locacão do em escala reduzida.

locação tem como parâmetro o projeto de localização. Ou seja ela tem de obedecer as determinações do projeto aprovado !
Afastamentos do predio em relação ás divisas do terreno, tamanho, etc.
Comece o trabalho nivelando o terreno onde a casa será construída.
É comum ter-se como referência os seguintes pontos:
‹ o alinhamento da rua;
‹ um poste no alinhamento do passeio;
‹ um ponto deixado pelo topógrafo
‹ uma lateral do terreno.

Os cuidados com a locação dos elementos de fundação de maneira precisa e correta são fundamentais para a qualidade final da casa, pois a execução de todo o restante estará dependendo deste posicionamento, já que ele é a referência para a execução da estrutura, que passa a ser referência para as alvenarias e estas, por sua vez, são referências para os revestimentos.

LOCAÇÃO DA CASA

Implantação da obra tem de ser realizada a partir do gabarito. Procure orientação com um profissional capacitado!


TABEIRA OU GABARITO

A tabeira ou gabarito é montada com auxílio de pontaletes de madeira de 7,5x7,5cm ou 7,5x10,0cm, espaçados de 1,50 a 1,80m, nos quais são fixadas tábuas de 15 ou 20cm de largura, que servirão de suporte para as linhas que definirão os elementos demarcados, que podem ser de arame recozido nº 18 ou fio de náilon.
A tabeira, devidamente nivelada, é colocada ao redor de todo o predio a ser locado, a aproximadamente 1,20m do local da construção e com altura superior ao nível do baldrame, variando de 0,4m a 1,5m acima do nível do solo.
Há também quem defenda seu posicionamento de modo que fique com altura superior aos operários, para facilitar o tráfego tanto de pessoas como de equipamentos pela local da obra.