reforma e construçao

terça-feira, 29 de março de 2011

Impermeabilizantes

VEDACIT é um aditivo que impermeabiliza concretos e argamassas por hidrofugação do sistema capilar e permite a respiração dos materiais, mantendo os ambientes salubres.

VEDACIT é um aditivo que impermeabiliza concretos e argamassas pela redução do ângulo de molhagem dos poros dos substratos. Pode ser adicionado ao concreto ou utilizado para preparar argamassa impermeável de revestimento diretamente. Evita eflorescências. Como é adicionado à argamassa, seu efeito é permanente, pois possibilita uma espessura de camada impermeável maior. A argamassa impermeável não promove maior resistência à estrutura. Se a estrutura não foi corretamente dimensionada e por exemplo, trincar, consequentemente, a argamassa impermeável também o fará. O projeto estrutural deve considerar as seguintes ações: carga permanente, carga acidental, ação do vento, variação de temperatura, retração, choques, vibrações e esforços repetidos. O projeto de impermeabilização deve ser bem elaborado, impedindo que falhas e deficiências estruturais acarretam solicitações, não previstas ao sistema de impermeabilização. Entende-se por argamassa impermeável, a mistura de cimento, areia, aditivo impermeabilizante e água, em volumes adequados. No cálculo estrutural deve-se levar em conta o tipo de pressão de água ao qual a estrutura estará sujeita. Visto que as estrutura podem estar sujeitas não apenas à água, mas também ao vapor e outros líquidos. Existem quatro tipos de pressões de fluídos a que uma estrutura pode estar submetida. São elas : 
a) Água de percolação,a qual que não exerce pressão hidrostática.
b) Água de condensação que é o vapor encontrado nos casos de box de banheiros, tampas de caixas de água, saunas, etc. Nestes casos a argamassa impermeável possui o aditivo que repele água, mas, deixa o vapor passar. Assim a estrutura "respira" e deixa o ambiente salubre. O aditivo tem um efeito higroscópico. Nos casos de box, recomenda-se que o acabamento, seja feito com uma pintura a base de cal. Outro tipo de pintura pode acarretar na condensação do vapor e consequentemente, escurecimento e descascamento do revestimento, bem como, a pintura pode descascar.
c) Umidade do solo: a água proveniente do lençol freático é absorvida pelos materiais empregados na fundação. Esta água sobe através dos poros e provoca o surgimento de bolhas, manchas e escurecimento das pinturas, na altura dos rodapés. Nas fundações rasas ou diretas, faz-se o capeamento com argamassa impermeável (VEDACIT) e o recapeamento com tinta asfáltica (NEUTROL).
d) Pressão unilateral ou bilateral: são exemplos as piscinas enterradas e paredes de encosta. A argamassa impermeável, deve estar submetida à pressão positiva. Nos casos de piscinas enterradas, a argamassa deve ser de 3 cm de espessura. Nos casos de paredes de encosta, dependendo da pressão de água, prever drenos.
Características
Densidade: 1,05 g/cm3
Aparência: Emulsão pastosa, cor branca
Composição básica: sais metálicos e silicatos
Validade: 24 meses

Campos de Aplicação
VEDACIT é indicado para:
- Reservatórios e canalizações de água.
- Revestimentos externos.
- Pisos e paredes em contato com a umidade do solo.
- Assentamento de tijolos nos alicerces.
- Concreto impermeável.

Preparo do produto
Misturar antes de usar.
VEDACIT deve ser dissolvido na água de amassamento.
Aplicação
Recomendações Gerais
PREPAROS: as estruturas a serem impermeabilizadas com argamassa rígida devem estar suficientemente dimensionadas e sem trincas. As superfícies a serem revestidas devem estar ásperas e isentas de partículas soltas.
Arredondar os cantos, formando meia-cana.
MATERIAIS: usar sempre cimento novo, sem pelotas. A areia deve ser média (0-3 mm), lavada, limpa, isenta de impurezas orgânicas e peneirada.
Observar baixo fator água/cimento.
Revestimentos impermeáveis
Os trabalhos serão precedidos em 24 horas pela aplicação de um chapisco (traço cimento/areia 1:2 a 1:3), amolentado com BIANCO.
Aplicar nos revestimentos impermeáveis 2 ou 3 camadas de aproximadamente 1 cm de espessura, perfazendo um total de 2 a 3 cm.
Fazer a aplicação da argamassa com desempenadeira ou colher de pedreiro, apertando-a bem contra o substrato.
Uma chapada poderá ser aplicada sobre a anterior, logo após essa ter "puxado". Excedendo 6 horas, será necessário intercalar um chapisco com BIANCO para que haja boa aderência.
Evitar ao máximo as emendas e não deixá-las coincidir nas várias camadas.
Desempenar a última chapada. Nunca queimar, nem alisar com desempenadeira de aço ou colher de pedreiro.
Caixas d´água
Em revestimentos de caixas d´água, obedecer a ordem indicada na figura. Traço de cimento/areia 1:3 e 2 kg de VEDACIT/ saco de cimento (50 kg).
Preparo
Limpar as superfícies e chapiscá-las (0,3 cm) com BIANCO.
Colocar os canos rosqueados e apertar os flanges dentro e fora.
A extremidade do cano deverá sobressair da flange interna e externamente cerca de 3 cm.
Impermeabilização
1º dia:
a) Chapada de 1 cm de espessura na parede e meia-cana, contra a parede.
b) Assim que a argamassa tiver "puxado" dar um chapisco no traço 1:3 com BIANCO.
c) Dar uma chapada de 1 cm de espessura no piso, apertá-la e jogar areia em camada fina.
2º dia:
repetir os mesmos procedimentos.
3º dia:
repetir as mesmas operações sem dar o chapisco e sem jogar areia. Desempenar as superfícies com desempenadeira de madeira.
Acabamento
Aplicar 2 demãos de NEUTROL, após a caixa estar completamente seca.
Alicerces e paredes de encosta
Nos alicerces e paredes de encosta, aplicar uma camada de revestimento impermeável com espessura mínima de 1,5 cm. Nos alicerces, descer o revestimento lateralmente cerca de 15 cm.
Em ambas situações, aguardar a secagem da argamassa e aplicar duas demãos de NEUTROL. Entretanto, pode ser utilizado o NEUTROLIN caso não se possa aguardar a secagem da superfície.
Nunca queimar nem alisar com desempenadeira de aço ou colher de pedreiro.
Assentar todos os tijolos, até a terceira fiada acima do nível do solo, com argamassa impermeável com VEDACIT.
Levantar os revestimentos impermeáveis, sempre, 60 cm acima do nível do solo ou das manchas de umidade.
Traço de cimento/areia 1:3 e 2 kg VEDACIT/saco cimento (50 kg).
Concreto impermeável
Para a obtenção de concretos impermeáveis, usam-se traços com consumo de cimento de 350 kg/m³ de concreto, obedecendo a um fator água/cimento de até 0,50.
Reduz-se o fator água/cimento com o uso de CEMIX, hidrofugando o sistema capilar restante com VEDACIT (1% sobre a massa de cimento).
Adensar e curar cuidadosamente, para obter um concreto impermeável.

Armazenamento
Estocar o produto em local coberto, fresco, seco e ventilado, fora do alcance de crianças e animais e longe de fontes de calor.
Atenção
Conforme as condições climáticas e o tempo de armazenamento, o produto poderá apresentar consistência mais fluida. A sua qualidade, entretanto, não sofre qualquer alteração, visto que a quantidade de ingredientes ativos permanece constante, independendo da sua viscosidade.
Os revestimentos impermeáveis não aceitam massa fina, podendo-se entretanto aplicar massa corrida acrílica ou PVA.
Não preparar grandes quantidades de argamassas, apenas o suficiente para 1 hora de trabalho. Efetuar a cura.
EPI (Equipamento de proteção individual)
Avental de PVC
Luvas de borracha
Óculos de Segurança
Primeiros socorros
Contato com os olhos: lavar com bastante água, durante pelo menos 15 minutos. Procurar um médico.
Contato com a pele: lavar com bastante água, durante pelo menos 15 minutos. Aplicar creme hidratante.
Inalação: remover para ambiente fresco e ventilado.
Ingestão: não provocar vômito. Procurar um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário