reforma e construçao

terça-feira, 29 de março de 2011

A importancia da Pintura

A pintura de uma casa não deve ser feita apenas pelo seu aspecto estético, mas também para sua conservação, principalmente as paredes externas, que ficam expostas ao sol e a chuva. 

Existe uma enorme variedade de tintas, tanto para o interior qunto para o exterior de uma casa, no mercado e todas com detalhadas instruções para o seu uso. Porem, pense primeiro na qualidade, as tintas mais baratas geralmente são de qualidade inferior, tem um rendimento menor e seu acabamento muitas vezes deixa a desejar.
Cada tipo de pintura exige uma preparação da superficie, uma mistura, uma técnica de aplicação e um número de demãos diferentes. Por isso, voce sempre deve consultar primeiro o fabricante da tinta ou um profissional especializado. Em todo caso, evite pintar sobre superficies empoeiradas ou com tinta velha.
A pintura mais simples e barata é a caiação, ou seja, uma mistura de agua, cal e um fixador, que deve ser aplicada com broxas. O resultado deste acabamento fica groceiro, além de não permitir que se aplique outro tipo de tinta por cima; com o tempo o cal descasca da parede, por isso não é muito recomendado, principalmente para paredes internas.

Abaixo parede pintada com cal:

Como voces podem ver é uma péssima opção.

Paredes internas.
A pintura das paredes internas é mais delicada, exigindo uma atenção especial para o teto. O tipo de tinta mais usado e recomendado são as de latex, a base de PVA. Mas eu prefiro usar latex acrilico. Se voce não for colocar azulejos em cozinha ou banheiro, a recomendação é usar tinta a óleo, Eu recomendo tinta Epox.

Paredes externas.
Para estas paredes, também são aplicadas tintas latex PVA para exteriores, que dão um belo acabamento. Mas o ideal seria usar latex acrilico de boa qualidade.

Portas e janelas de madeira.

Para pintar as esquadrias de madeira, em primeiro lugar, lixe-as com uma lixa de madeira fina, depois, lipe muito bem a superficie das mesmas. Passe uma tinta fundo preparador para madeira e depois lixe e passe uma massa própria para madeiras, eliminando as pequenas irregularidades. 
Lixe novamente e aplique a primeira camada de tinta a óleo, ou Epox espere secar por 24 horas e de uma segunda mão de tinta para um perfeito acabamento.
Se for pintar com verniz tome cuidado pois devido a chuva e o sol o verniz com o tempo trinca e começa a soltar, ficando uma cor desbotada.

Portas, janelas e esquadrias de Ferro.

Antes da pintura, limpe e faça um polimento das peças com uma lixa de ferro fina. Aplique uma primeira camada de tinta base (primer), zarcão, oxido de ferro ou fundo preparador que tenha na composição cromato de zinco. Corrija pequenas irregularidades com uma massa plástica e depois lixando, de uniformidade a esquadria. Assim aplique a tinta, e depois a segunda mão. Sempre esperar secar por 24 horas para dar a segunda mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário