reforma e construçao

terça-feira, 29 de março de 2011

Criando um Jardim

Você pode aproveitar espaços e criar ambientes verdes em lugares pouco imaginados, basta saber combinar objetos e plantas usando sua imaginação e criatividade. Mais que bonitos, eles dão um toque pessoal na casa. Os jardins, sejam eles externos ou internos, proporcionam um ambiente pra lá de aconchegante nos aproximando um pouco mais da natureza.
Sabe aquele "cantinho" debaixo da escada ou aquele "espacinho" em frente de casa, eles podem sim ser aproveitados!  É só saber fazer a combinação dos objetos e plantas corretos. Se você não tem espaço para um jardim externo, não há problema. O verde da sua casa pode estar tanto do lado de fora, enfeitando a frente da residência, como dentro dela, nos tão procurados jardins de inverno.

Com a crescente urbanização brasileira, é cada vez maior o número de pessoas que moram em apartamentos, número que só tende a crescer. Com a diminuição das possibilidades de se montar um jardim externo, os pequenos jardins montados dentro de casa, conhecidos como jardins de inverno são a sensação do paisagismo moderno.
Para esses ambientes é preciso estar atento às plantas que vão ser colocadas. Não são todas as espécies que se adequam às condições do interior da casa. A principal característica que uma planta que vai ficar em um ambiente interno precisa ter é resistência.
 
Há várias possibilidades de enfeitar o seu jardim. Você pode colocar móveis, vasos de plantas e flores, cachapots, quadros, pedras ou armários. As opções são muitas e as diferenças de materiais e durabilidade também.
É preciso, antes de tudo, definir qual vai ser o "estilo" que se pretende dar à decoração. Essa pode ser mais rústica ou mais sofisticada, dependendo do que se pretende criar.
Os materiais que estão em alta e podem dar um visual mais rústico ao seu jardim interno ou externo são a palha, o bambu e o barro. Mas se você quer dar um tom mais sofisticado ao visual verde da sua casa, a cerâmica e o vidro têm apresentado objetos diferentes. Para quem gosta de sofisticação com tradição a cerâmica formatada como peça antiga nunca cai de moda.
Mas não se esqueça que o rústico e o sofisticado não estão em pólos diferentes. Há várias possibilidades de combinação de objetos em cada um deles. Pode-se encontrar uma peça em bambu que possua um acabamento extremamente sofisticado, assim como há possibilidades em cerâmica que são despojadas.
Pesquise sobre Jardim, sobre as plantas que são mais indicadas para ambientes internos e externos e monte seu jardim, tenho certeza que além de prazeroso lhe trará muitas alegrias, pois é uma forma de contato com a natureza.

Um comentário:

  1. Olá, qual o nome da planta q está no 2° jardim ? Quero uma que n de trabalho c a manutençao, pois n tenho mt tempo! E essa é mt bonita. Grata!

    ResponderExcluir